terça-feira, 12 de maio de 2015

Foi mal! 5 maneiras de lidar com os erros




Diz o ditado que errar é humano, então cada um de nós está sujeito a cometer uma falha ou outra. A maneira como lidamos com esses erros é o que faz a diferença entre sucesso e fracasso. Se bem explorados, os erros podem fortalecer o relacionamento com clientes, provocar melhorias e, de quebra, beneficiar a sua marca.
Encontramos no site da Entrepreneur.com 5 maneiras de você lidar da melhor maneira possível com os erros que, infelizmente, sempre acontecem.
1) Assuma o erro
As pessoas gostam de imperfeições. Elas revelam uma certa autenticidade, vulnerabilidade e humanidade com que todos nós nos identificamos. Pense no William Bonner quando (raramente) erra uma palavra no Jornal Nacional: a gente se lembra de que ele é humano. É mais difícil ter raiva de quem reconhece o erro, do que de alguém que jura não ter culpa de nada – e você sabe que tem.
2) Identifique como aconteceu
Investigar como e por que ocorreu um erro possibilita corrigir o procedimento defeituoso. Grandes progressos em empresas são, muitas vezes, construídos através dos erros e das melhorias motivadas por eles. É por isso que vale a pena estimular os funcionários a não ter medo de relatar erros. Um certo toque de humor e leveza facilita o processo de discutir e fazer os ajustes necessários.
3) Não procure culpados
Você faz a entrega de um produto ao cliente, e ele vai responsabilizá-lo por possíveis erros, mesmo que não sejam seus. Em vez de apontar o dedo para a pessoa responsável pela falha na sua equipe, concentre-se no que fazer para evitar que ocorra novamente.
4) Registre por escrito
Quando você ainda está remoendo as dores de um fiasco, acredita que vai se lembrar para sempre do que fez de errado e jurar que nunca vai acontecer de novo. Mas a vida segue, sua memória se distrai e os velhos hábitos retornam sem que você perceba. Sua equipe não tem a obrigação de conhecer suas experiências de cor. Faça a lição de casa: registre por escrito o novo procedimento, a lista de verificação, ou a nova cláusula em um contrato, por exemplo.
5) Garanta que o erro não se repita
Ao perceber um erro, se apresente ao cliente e demonstre que você está determinado a mudar os processos internos da empresa para garantir que tal problema jamais ocorra. As pessoas se apegam mais à maneira como você resolve o problema do que à falha por si só. Não perca essas oportunidades únicas de mostrar sua integridade e sua maturidade, sem fazer drama, e aperfeiçoe a maneira como sua empresa funciona. É assim que você transforma o “foi mal!” em “nos saímos bem!”.
FONTEhttp://rosi-assessoria.blogspot.com.br

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